A madeira de eucalipto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Nesse sentido, com o objetivo de esclarecer sobre as diferentes aplicações que podemos fazer da madeira de eucalipto, preparamos esse conteúdo.
No Brasil, existem diversas espécies de árvores que são exploradas para a extração da madeira, as quais, por sua vez, são utilizadas tanto em construções, quanto na fabricação de portas, janelas, utensílios, móveis, entre outros.
Assim sendo, entre as espécies de madeira utilizadas nos fins supracitados, temos o eucalipto, que é destaque na construção civil e também em outros setores.
Sabemos também que a alta exploração de eucalipto para fabricação de madeira é ecologicamente correta e sustentável, já que se trata de uma madeira de reflorestamento.
Além de sustentável, a madeira extraída do eucalipto é caracterizada por grande durabilidade e alta densidade, o que a torna resistente a impactos. Além disso, possui excelente propriedade mecânica e, devido à sua tonalidade clara, é facilmente conciliada com qualquer decoração que se deseja fazer.
Espécies que dão origem a essa madeira de eucalipto
As principais espécies que dão origem a essa madeira são: Eucalyptus Grandis e Eucalyptus Citriodora.
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Grandis é uma espécie do gênero Eucalyptus, muito útil para indústria de celulose e papel do Brasil. A madeira do Eucalipto Grandis é de coloração castanha avermelhada clara, de textura fina, de pouca resistência e de limitada duração.
Algumas das características da madeira proveniente da Eucalyptus Grandis são: pouco brilho; baixa densidade; textura fina a média; resistência moderada aos cupins e fungos; usada na construção civil pesada externa e na leve interna; e utilizada ainda na fabricação de móveis laminados e compensados;
Eucalyptus Citriodora
A madeira do Eucalyptus Citriodora tratado pode ser utilizada para fabricar diversos tipos de móveis e postes. Além disso, mais algumas de suas aplicações são: nas áreas rural e de construção civil; na produção de chapas, papel, celulose, resinas, tintas e muito mais. Esse tipo de madeira pode, ainda, proteger o solo e conservar a fauna e a flora.
O tratamento dessa madeira faz com que ela fique bastante resistente a agentes externos, como umidade, cupins e diversos outros elementos que poderiam deteriorá-la. A química utilizada para esse procedimento consiste em cobre e arsênio, onde cada componente tem função protetora específica.
Nesse sentido, com o intuito de aumentar a durabilidade da sua casa de madeira, bem como, o conforto térmico e acústico, a Reveste oferece serviços de aplicação revestimentos duráveis a proprietários de casas de madeira de eucalipto (ou de qualquer outro tipo de madeira).
Com a aplicação do nosso material, as paredes de madeira da sua residência ficam totalmente protegidas contra as intempéries do clima predominante na sua região.
Além disso, como o revestimento tem durabilidade igual alvenaria, você não corre mais o risco de precisar realizar manutenções periódicas comuns a casas de madeira.
Saiba mais sobre os benefícios dos serviços oferecidos por nossa empresa no site ou entre em contato com nosso representante através do WhatsApp 46 9115-1905.