No Brasil, podemos perceber que a madeira foi bastante utilizada em construções civis, no século passado. Inclusive, já comentamos por aqui sobre “Por que no Brasil não vemos tantas casas novas de madeira?”. No entanto, no século atual algumas pessoas ainda buscam saber quais são os melhores tipos de madeira para construção.
Por isso, nesse post vamos comentar sobre os melhores tipos de madeira para construção e suas diferenças, considerando os climas predominantes no Brasil.
Vamos citar as madeiras mais indicadas para as estruturas externa e interna:
Jatobá
É uma madeira nobre, de fácil trabalhabilidade e que possui muitas qualidades, como alta resistência e alta durabilidade natural. Além disso, ela aceita diversos tipos de acabamentos.
No entanto, todos esses benefícios fazem com que a madeira de jatobá tenha múltiplas aplicações (que vão desde de estruturas externas de casas até a produção de móveis finos, portas e janelas) e, dessa forma, possua alto custo.
Cumaru
A madeira Cumaru tem uma ótima durabilidade natural ao ataque de fungos e cupins. Entretanto, é uma madeira de alta densidade e, portanto, de difícil trabalhabilidade, o que faz com que possa ser utilizada em áreas externas, em postes, estacas, decks e também em pisos internos.
Eucalipto
A madeira extraída do eucalipto é caracterizada pela sua durabilidade e também sua alta densidade, o que a torna resistente a impactos.
No Brasil, a madeira de eucalipto é muito utilizada em estruturas externas de casas, uma vez que possui grande resistência.
Em outro post, comentamos sobre os principais tipos de madeira de eucalipto, onde abordamos as variações da madeira de eucalipto, suas aplicações e vantagens.
Tatajuba
A Tatajuba é uma madeira extremamente dura e, portanto, de difícil trabalhabilidade. Além disso, ela apresenta baixa permeabilidade, o que lhe confere alta resistência à fungos e umidade.
Angico
O Angico também é muito durável, por ser muito resistente à umidade e ao ataque de fungos e cupins. Também resiste à impactos, sendo, portanto, ideal para uso em estruturas externas e internas de casas de madeira.
Itaúba
A itaúba é uma madeira de alta durabilidade devido à sua resistência à cupins. Ela apresenta as seguintes características: alta densidade; cheiro agradável (levemente adocicado) quando recém-cortada; textura média e uniforme; não apresenta desenhos; pouco brilhosa; lisa ao tato; difícil de serrar (indicado serra estileteada); secagem ao ar livre difícil e lenta (mas não causa defeitos), já a secagem artificial é lenta e pode causar empenamentos ou rachaduras.
Entretanto, indiferente do tipo de madeira utilizado na construção da sua casa, a Reveste pode conferir durabilidade de alvenaria para o seu lar, utilizando revestimentos específicos para casas de madeira.
Então, mesmo que você já tenha uma casa construída por madeiras que não estão na lista das mais indicadas para construções, ou na lista das mais duráveis, nossa empresa pode te ajudar a aumentar a durabilidade da sua casa, aplicando revestimentos altamente resistentes, com mão de obra especializada nesse serviço.
Dessa forma, a estrutura externa da sua residência passa a ser composta por madeira e um revestimento que a protege totalmente contra as intempéries do clima predominante na sua região.
Se você ficou interessado(a) em nosso serviço, entre em contato com nosso representante através do WhatsApp 46 9115-1905 ou saiba mais no site https://revestecasademadeira.com.br/.
Bom dia
qual material utilizado para revestir a casa??
qual a garantia ??
isso afeta o telhado, sua estrutura?
quanto tempo de instalação para uma casa de aproximadamente 65 m2 ? localização Caraa RS
Olá boa tarde Luiz, o material utilizado no revestimento externo é composto por cimento. Dando uma durabilidade e aparência igual alvenaria e também garantia estendida. Também não afeta a estrutura, e sim a protege do sol e chuva. O tempo de instalação em 65m2 é de aproximadamente 3 dias.